quarta-feira, 16 de junho de 2010

Homenagem da Companheira Ticiana Studart por ocasião da minha Cidadania Fortalezense. Grato











Hoje é um dia muito importante pra toda(o) militante da Democracia Socialista do Ceará. Porque nosso Camarada, amigo, dirigente e Pré Candidato a Deputado Estadual, meu querido Antônio Carlos, vai receber, merecidamente, o Título de Cidadão de Fortaleza pela "augusta" Câmara Municipal.
Ele veio pra cá ainda menino, saído da terra da deliciosa cachaça Mangueira, no estado-irmão do Piauí. Tomou Fortaleza como sua casa, vivendo no Benfica, bairro que abriga o os redutos de esquerda da cidade, como partidos políticos,sindicatos e entidades estudantis, mas também muitas esquinas e bares, repletos de poesia e vida pulsante. Por isso ele sintetiza tão bem a energia benfiqueana: boêmia e política.
Dirigente do movimento estudantil, assessor parlamentar, ouvidor geral do município, vice presidente do PT Ceará. Lembro-me que quando o conheci, soube que ele chegou a trocar correspondências com o Presidente Lula.
Antônio Carlos é a expressão de muitas vozes. Aquelas vindas da juventude, suas lutas e rebeldia. A voz do povo, que luta diariamente por vida melhor e têm encontrado êxito no governo do Presidente Lula. A voz das mulheres, homossexuais, negros/as e índios/as e todos/as aqueles que lutam por igualdade e liberdade. A voz da classe trabalhadora, do campo e da cidade. A voz do Projeto Político encabeçado pela companheira Luizianne, que tem mudado, significativamente, a vida do povo de Fortaleza para melhor. A voz do ferrão, dos bares, das livrarias, das universidades, voz dos/as bêbados(as), loucos(as), poetas, sonhadores(as), idealistas, guerreiros(as), a Voz da Nossa Gente, honesta, lutadora, ética e libertária!
A Fortaleza guerreira, bela e mulher, como ele cantou em seu poema de amor à cidade, oficializa hoje o título de um cidadão que já é seu, por aquilo que ele já fez e também cantou em prosas e versos dedicados a ela. E que venha o título de cidadão do Ceará. Sugiro que venha da manifestação do nosso povo, elegendo-o como nosso representante na Assembléia Legislativa.

Texto escrito no dia 10/6/2010 por ocasião da entrega do título de Cidadão de Fortaleza ao militante e dirigente petista Antonio Carlos de Freitas Souza.

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será em Brasília

A ideia do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas nasceu em maio. Sugerida por Luiz Carlos Azenha, foi aprovada durante o lançamento, em São Paulo, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

por Conceição Lemes

No final de maio, tivemos uma primeira conversa, da qual participaram o próprio Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e eu. Azenha lançou a ideia no Viomundo. A receptividade foi excelente. Tivemos, aqui, mais de 400 comentários. Fora a acolhida calorosa em vários outros blogs.

Resultado: o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é indispensável, imperioso e vai sair, sim.

Tivemos, ontem, a segunda reunião. Foi na sede do Conversa Afiada. Participaram Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Altamiro Borges (do Barão de Itararé e do blog do Miro), Conceição Oliveira (Maria-Fro), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Diego Casaes (Global Voices) e eu (do Viomundo, representando também o Azenha, derrubado por uma tremenda gripe).

Avançamos alguns pontos. Ficou decidido que:

1) O Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasília. A opção se deveu a dois motivos: fugir do eixo Rio-São Paulo; os vôos de todas as regiões do Brasil passam por lá, o que facilitará a da vida dos blogueiros.

2) Ocorrerá, provavelmente, nos dias 20 (abertura à noite), 21 e 22 de agosto. Como ainda estamos estudando a viabilidade de oferecer ao menos acomodações e passagens, até o início de julho bateremos o martelo sobre a data definitiva.

3)A organização ficará a cargo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.

4) Na programação, haverá mesas redondas com palestras de grandes blogueiros do país. Algumas já propostas: os rumos da internet no Brasil; marco regulatório (mesa na qual serão discutidas a legislação atual, a necessidade de aprimorá-la e as tentativas de amordaçar alguns espaços críticos); e experiências de blogueiros de vários estados do Brasil.

5) Haverá, também, oficinas para ensinar blogueiros a otimizarem os recursos da internet. Por exemplo, twitter, produção de vídeos e de rádio web.

6)Transmissão do evento pela internet. Como há possibilidade de as oficinas ocorrerem simultaneamente, a ideia é gravar todas para que depois possam ser acessadas por todos os participantes e blogueiros de qualquer parte do país. O objetivo é o de que as oficinas se transformem em conteúdo, mesmo.

7) A necessidade de buscar patrocínios, para tornar viável o encontro e ter maior número de participantes.

8) Abertura de uma lista para troca de ideias — por exemplo, sugestão de convidados, programação, oficinas, viabilização financeira, entre outras.

Esses são os primeiros passos, elaborados com ajuda de vocês. A intenção é a de que o encontro não olhe para o próprio umbigo, mas reflita preocupações de blogueiros com os vários sotaques do Brasil. Também pedimos a cada um que nos ajude a aperfeiçoar instrumentos que atendam às necessidades dos blogueiros e dos próprios brasileiros.

Sugestões serão muito bem-vindas. Afinal, o objetivo de todos nós é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas no país.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Imagem histórica.

















No Paço Municipal Maria Luiza(prefeita há época), populares, guardas municipais, servidores e servidoras, Dom Aloisio e Dom Helder. Simplesmente demais.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vice-presidente do PT Ceará recebe título de cidadão fortalezense







O professor Antonio Carlos receberá o título na próxima quinta-feira, 10, a partir das 19h, no Plenário da Câmara Municipal.

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores do Ceará (PT-CE), Antonio Carlos de Freitas, recebe da Câmara Municipal de Fortaleza o título de “Cidadão de Fortaleza”. A entrega da titulação será no próximo dia 10 de junho, a partir das 19hs, no plenário da casa.

Concedido por unanimidade pela Câmara, o título ao professor e radialista, Antônio Carlos, é o reconhecimento de uma trajetória de vida marcada por lutas e dedicação à Fortaleza. A iniciativa da homenagem é do vereador Mário Hélio (PMN).

Nascido em Floriano, no Piauí, Antonio Carlos iniciou sua militância política em Fortaleza, participando ativamente do movimento estudantil, durante os anos de 1980. Ex- Ouvidor geral do Município e assessor especial do gabinete da prefeita, foi também assessor político e de educação dos mandatos de vereadora e deputada estadual da atual prefeita Luizianne Lins, tendo atuado como um dos coordenadores da Comissão Interinstitucional de Defesa à Educação.

Professor de Filosofia e História, concursado da rede estadual, Antônio Carlos, integra o Partido dos Trabalhadores desde 1989, do qual já foi membro do Diretório Municipal do PT-Fortaleza e hoje é vice-presidente da Executiva Estadual do partido onde já exerceu os cargos de Secretário de Formação e Secretário Geral.

SERVIÇO: Entrega do de Título de “Cidadão de Fortaleza” a Antonio Carlos de Freitas, dia 10 de junho, às 19hs, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Viva a diversidade.



















Com o presidente da ABGLT o camarada Toni Reis e a companheira Dediane do GRAB.

sábado, 5 de junho de 2010

Defender uma nova sociedade e a natureza sem medo de ser socialista. Chico Mendes. Presente.


“Atenção jovem do futuro,

6 de Setembro do ano de 2120, aniversário ou centenário da Revolução Socialista Mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui fica somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte.

Desculpem…Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos; que eu mesmo não verei mas tenho o prazer de ter sonhado.”

Viva o meio ambiete. Matança Xangai

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O balanço de maio da campanha: descendo a Serra



















O balanço de maio da campanha: descendo a Serra

O desenrolar da campanha em maio reverteu a tendência predominante em abril e recolocou os termos da campanha nos meses anteriores: crescimento da Dilma, às custas dos que tinham dito que votariam pelo candidato de Lula, mas que ainda expressavam seu voto pelo Serra. Até pesquisas que, de uma ou outra maneira, não refletiam ainda o empate técnico, com tendência a clara subida da Dilma e do descenso do Serra. Os efeitos das pesquisas não foi o da constatação do empate, mas a definição clara da tendência a que a Dilma já esteja liderando hoje ou que tende a liderar as pesquisas futuras.

A avaliação da candidatura da Dilma é que a identificação dela com o Lula é o fator fundamental do crescimento dela e da baixa do Serra. A avaliação da candidatura do Serra é que a super exposição da Dilma junto com o Serra teria sido a causa, que teria em uma exposição intensa do Serra em junho, a resposta.

O certo é que se esgotou a primeira imagem tentada pelo Serra: a de tentar reter votos que apóiam ao governo, tratando de passar por o melhor continuador dele, baseado no “pode mais”. Depois de certo desconcerto, o Serra se deu conta que o fortalecimento do consenso em torno do Lula e a projeção cada vez maior da identificação deste com a Dilma, não o favorecia e não impedia a sangria de votos para a candidata do governo.

Serra teve que fazer o que buscava evitar: ser o anti-Lula. Foi rapidamente adotando a receita tradicional da direita: segurança e diminuição dos impostos. A promessa da criação de um Ministério da Segurança e os ataques à Bolívia representam a tentativa de explorar o viés conservador de setores da classe média, para o que também converge a promessa de diminuir impostos – sem dizer de que setores cortaria a tributação.

O mais significativo da virada nas preferências do eleitorado na campanha foi a perda de iniciativa do Serra, que passou a responder a políticas do governo e a propostas da Dilma. Foi assim que destemperou seu ânimo contra a política externa (Mercosul, Venezuela, Irã, Bolívia), revelando um provincianismo, que revela uma incompreensão do que é o mundo de hoje, dos sucessos inquestionáveis da política externa brasileira e do desastre que seria uma política baseada nas afirmações dele (muito propriamente chamado de “exterminador do futuro” por Marco Aurélio Garcia).

Serra foi acumulando posições erráticas e revelando seu gênio descontrolado e centralizador (por enquanto já acumula, além da presidência da república, a do Banco Central e da Sudene, em um eventual governo seu, além de decidir sozinho sua agenda). Sua campanha entrou em crise, conforme ele foi cedendo aos setores mais à direita no seu bloco, em particular ao DEM, que acredita que devem radicalizar contra Lula e Dilma. Revelou o incômodo da sua candidatura diante do sucesso do Lula e da projeção da Dilma como a principal responsável por esse sucesso e como não é fácil assumir um pós-Lula sem ser, ao mesmo tempo, um anti-Lula.

Serra continua a contar com o monopólio dos meios de comunicação – que o governo não conseguiu quebrar, revelando o fracasso da sua política de comunicações – como seu instrumento mais forte. Mas para isso precisa abastecer com combustível essa desgastada máquina de fazer denúncias e tentar transformar em “crises” e “gafes”, qualquer circunstância menor. Não tem funcionado, mas sendo o seu grande instrumento, de que dispõem completamente, a oposição segue disposta a usá-lo a fundo, até o fim da campanha.

Dilma ainda tem para resolver problemas em vários estados – principalmente Minas, Paraná, Santa Catarina,Pará, Maranhão – cujos arranjos finais podem favorecê-la ou prejudicá-la. Mas mesmo em Minas nada indica que a diferença de votação entre os dois permita recuperar a diferença significativa a favor dela na grande maioria dos outros estados.

Junho demonstrará se o clima de abril ou o de maio dará a tônica da campanha, nos 4 meses que nos separam das eleições.

Ataque a navio matou 19 e não 9; corpos foram jogados no mar

A ativista e cineasta brasileira Iara Lee, detida por tropas israelenses na ação militar contra embarcações que levavam ajuda humanitária à Gaza na segunda-feira passada, disse que passageiros do barco em que viajava "'viram soldados atirando corpos no mar". Israel sustenta que 9 pessoas morreram no ataque, mas Iara discorda. "Nossa contabilidade é de que 19 pessoas morreram. Ainda há gente desaparecida, não sabemos o que aconteceu com eles. E ainda há feridos muito graves, praticamente morrendo, que não conseguimos retirar do hospital em Tel Aviv."
Iara viajava no barco Mavi Marmara, que foi palco dos episódios de violência que resultaram na morte de nove ativistas. Em entrevista à BBC Brasil, de Istambul, onde chegou nesta quinta-feira de madrugada junto com um grupo de cerca de 450 ativistas deportados de Israel, Iara disse não ter testemunhado as mortes, mas que "outras pessoas que estavam no barco contaram ter visto soldados atirando corpos no mar".

Iara contou que os atiradores de elite do Exército de Israel entraram no principal navio da frota "atirando para matar". Segundo ela, o operador de internet do Mavi Marmara foi morto com um tiro na cabeça.

"Ele estava na sala de operações, perto da ponte, por onde entraram os atiradores de elite. O corpo dele foi encontrado com um tiro na cabeça", disse ela nesta quinta-feira, antes de embarcar para os Estados Unidos, onde vive.

Iara contou que estava embaixo do convés no momento do ataque, mas quando subiu para procurar seu cinegrafista, viu quatro corpos e vários feridos.

"Era muito sangue, eu comecei a passar mal, tive ânsia de vômito e até desisti de procurá-lo." Violência desproporcional Para a cineasta, a violência usada pelas tropas na ação foi desproporcional.

"Nos barcos pequenos, eles usaram balas de borracha, gás lacrimogêneo e armas de choque. Mas no nosso barco, eles chegaram usando munição de verdade", conta.

"Foram atiradores de elite, todos vestidos de preto, armados".

A cineasta contou que a abordagem israelense ocorreu por volta de 04h30 da madrugada, no escuro, e que foi muito rápida.

"Tinha dois barcos da Marinha. Quando a gente piscou apareceram dezenas de barcos de borracha, helicópteros, atiradores de elite descendo no barco. A marca registrada deles é o silêncio, fomos pegos de repente", ela lembra.

Iara acredita que os soldados ficaram assustados com o número de passageiros a bordo - mais de 600 - e que, por isso, ele podem ter optado por uma ação rápida com o objetivo de assumir imediatamente o controle do barco.

"Esperávamos que eles atirassem para o alto, em direção aos nossos pés, para nos assustar. Imaginávamos que eles fossem tentar jogar redes nos nossos motores, deixar a gente à deriva no meio do mar, mas nunca imaginamos isso." Depois da abordagem, as embarcações da tropa foram levadas para o porto de Ashdod, em Israel, com todos os passageiros algemados. "Quando mandaram a gente descer do barco, já tinham jogado todo o conteúdo de nossas malas no chão, estava tudo misturado. Eram roupas, laptops, pijama, escova de dentes, tudo junto." Os ativistas voltaram para a Turquia apenas com a roupa do corpo e seus passaportes. Segundo a cineasta, todas as câmeras, telefones celulares e blackberries foram confiscados pelo Exército. Ela diz que perdeu US$ 150 mil em câmeras e lentes.

Mas Iara disse que os ativistas conseguiram salvar registros do ataque que teriam sido escondidos em peças de roupas.

"A gente conseguiu salvar algumas fitas com imagens do ataque, que costuramos nas nossas roupas e não foram encontradas pelas autoridades israelenses." Iara Lee saiu do Brasil em 1989 e passou 15 anos nos Estados Unidos, onde é radicada. Nos últimos cinco anos, ela morou em diversos países, entre eles Irã, Tunísia e França, onde filmou documentários.

Fonte: www.vermelho.org.br