sexta-feira, 13 de abril de 2012

Minha modesta declaração de amor a Fortaleza.















Modesta declaração de amor a Fortaleza.

Parido pela segunda vez no Benfica
Ao canto lírico das tuas ruas libertarias
Inebriado na boemia das tuas noites
Liberto nos teus combativos, e ensolarados dias
Fortaleza que me levou ao mundo
Fortaleza que me manteve na província
Onde os verdes mares bravios banharam minha alma
Onde tuas bocas adocicaram minhas paixões
Onde teu povo me acolheu como filho
Onde uma de tuas filhas me alegra com a tolerância de dividir comigo a vida
Retribuindo em modesto gesto enorme carinho, perenizei em teu solo minha existência
Fortaleza mulher
Fortaleza guerreira
Fortaleza Bela
Por natureza
Por teu belíssimo povo
Fortaleza dos meus sonhos
Rebelde, impetuosa como tua juventude
Vanguardista e libertária como sua gente
Acolhedora e terna como tua velhice
Filho adotado, e como deve ser nunca fui por ti menos amado
Em singelas letras e em bárbaros brados
Declaro mais uma vez a ti o meu amor
É o que posso fazer diante tamanho amplexo materno
Mais aconchegante que nunca
Que me envolve agora
Fazendo os poros transpirarem sensibilidade
E o coração explodir de emoção
Divido com os milhões de sonhadores essa honra
Com os que por aqui passaram ou ficaram, sempre bem acolhidos, aprenderam com teu legado a lutaram e até darem sua vida pela liberdade
Nesse conjunto de sonhos coletivos sob intenso brilho tropical, sou apenas mais um
As pessoas comuns, sem posses ou benesses, títulos, becas ou togas, mas com garra, honestidade e generosidade que te fazem a Fortaleza mais livre do mundo, dedico essa emoção
Aos meus concidadãos fortalezenses, o que resta dizer?
Muitas coisas eu sei
No entanto o impiedoso tempo não me permite fazê-lo agora
E para não compor o poema sem fim, que por péssimas letras só a mim deve agradar
Resumo o que sinto dizendo
Amo-te Fortaleza

Antonio Carlos de Freitas Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário